Vilas da Grande Cruzeiro (Santa Tereza)

“As pessoas estão se conscientizando que fazem parte de uma história, que elas têm muito a contar, e que valeu toda a luta delas, que têm de ser orgulhosas, e que temos de dizer que pertencemos à Grande Cruzeiro.”

Marta Helena Rocha Maciel

foto 12

Vilas da Grande Cruzeiro (Santa Tereza)

Criado oficialmente a partir da lei 2022 de 7 de dezembro de 1959, possui os seguintes limites: Avenida Padre Cacique, da esquina da Rua Miguel Couto até a Avenida Taquari; por esta última até a Avenida Caí; Rua Orfanotrófio; por esta última até a Rua Sepé Tiaraju; por esta, na direção sul-norte até encontrar a Rua Catumbi, até encontrar sua esquina sul com a Rua Prof. Clemente Pinto; daí por linhas secas e retas que envolvem a Vila dos Comerciários, até a Travessa Nadir; por esta até a Rua Mariano de Matos; por esta até a esquina com a Rua José de Alencar no entroncamento com a Rua Corrêa Lima; por esta até a Rua Miguel Couto até encontrar a Avenida Padre Cacique. Situado em uma região montanhosa, por muito tempo foi ocupada por chácaras e mata virgem; a área era cortada apenas pela antiga Estrada do Laboratório, atual Rua Corrêa Lima, e pela Rua Silveiro. Algumas ruas estavam incluídas na planta municipal de 1896, mas o bairro começou a se desenvolver depois da década de 1950, quando as empresas de comunicação começaram a se instalar no bairro em função do relevo que facilitava as transmissões.
O bairro abriga uma parte da chamada “Grande Cruzeiro” – conglomerado de vilas populares que possui uma população de mais de 200.000 habitantes. Na Travessa Paraíso, 71, localiza-se o Solar Paraíso. O prédio que serviu de charqueada no século XIX foi tombado como Patrimônio Cultural em 1977. Foi reconhecido como sítio arqueológico em 1994 e restaurado em 2000. Outra instituição histórica do bairro é o Asilo da Mendicidade Padre Cacique, localizado na avenida de mesmo nome. Inaugurado em 1881, mantém suas atividades em prol do idoso carente em funcionamento até os dias de hoje.
Na rua Corrêa Lima, estão sediados o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre – CPOR, o 3º Batalhão de Polícia do Exército – Batalhão Brigadeiro Jerônimo Coelho e a 3ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército. Na mesma rua, mas no ponto mais alto do Morro Santa Tereza, está instalado o Belvedere Deputado Ruy Ramos, que proporciona uma vista de Lago Guaíba e do arquipélago de ilhas que fazem parte dele. Hoje o bairro se mantém essencialmente residencial, com um pequeno comércio local, junto a estações de rádio e televisão.

Referências bibliográficas:

FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre Guia Histórico. 2° edição. Porto Alegre: Editora da
Universidade – UFRGS, 1992. p. 370

Dados Censo do IBGE In: http://www.portoalegre.rs.gov.br

cruzeiro
Clique na imagem para fazer download do livro.

Galeria de Imagens

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para ver mais imagens clique aqui.

 

Deixe um comentário